domingo, 23 de dezembro de 2007

Destino: Salvador

Nas minhas andanças pelo Brasil procuro sempre encontrar um tempinho para conhecer um pouco mais da cidade em que estou do que apenas me dedicar ao trabalho. Em Salvador (BA) não foi diferente, pude aproveitar de um feriado e conhecer alguns lugares importantes da capital Baiana como o Pelourinho e suas lojas de artesanato, o Mercado Modelo (mais que um lugar para vender lembrancinhas da Bahia, um dos cartões postais de Salvador), o Farol da Barra e o Elevador Lacerda.

Da esq. para a dir.: Minha esposa Elaine ao lado da Baiana com a cidade baixa ao fundo, Elevador Lacerda visto da cidade alta, Elevador Lacerda visto da cidade baixa e o Mercado Modelo visto do Elevador Lacerda. (fotos: Guilherme Maynard)

Acompanhado da minha esposa (que tinha um desejo antigo de conhecer Salvador) pudemos contemplar a vista que a “Cidade Alta” oferece da “Cidade Baixa” (denominações dadas à diferença de relevo que divide a cidade em duas partes).


Apesar dos belos momentos confesso que fiquei um pouco decepcionado com a preservação de alguns prédios e com o pouco policiamento na região do “Pelô” e do Mercado Modelo, achei deserto e perigoso (talvez por se tratar de um feriado e por termos ido cedo - aproximadamente às 09h00). Dizem que, para o pessoal de lá, esse horário é madrugada (hehehe).

Com relação às comidas da região não tenho nada a reclamar. No restaurante do hotel havia uma baiana fazendo tapioca na hora para o café da manhã, comemos o famoso acarajé da Bahia na nossa visita ao Farol da Barra e a tradicional moqueca de camarão na praia de Itapuã (dizem que há uma disputa entre a moqueca capixaba lá do Espírito Santo e moqueca baiana – dessa disputa eu saí ganhando pois já provei das duas e me esbaldei).

É isso aí, a Bahia deixou saudades.


Para amenizar deixo algumas fotos como lembrança dessa gostosa viagem e de bons momentos vividos lá.


No sentido horário: Ruas do pelourinho, vista do Farol da Barra ao entardecer, minha esposa no meio da "muvuca" dos becos no "Pelô" e vista da região central do Pelourinho. (Fotos: Guilherme Maynard)

Nenhum comentário: