A edição 76 da Revista Você S/A (Editora Abril) de 08/11/2007 traz entre seus artigos um que fala especificamente sobre Marketing Experiencial. O autor do artigo (Marcos Hashimoto*) toma como base a tese do guru do Marketing Experiencial, Bernd Schmitt.
Leia um fragmento do artigo:
"Bernd Schmitt, o criador do conceito de Marketing Experiencial, autor do livro de mesmo nome, abre sua apresentação mostrando um pequeno pato de borracha. Trata-se de um "souvenir" que ele "roubou" do banheiro de um hotel no Oriente onde ele se hospedou uma vez.
Ele havia percebido que o hotel contava com um grande estoque desses patinhos para reposição, já contando com os pequenos "furtos" dos hóspedes. Na verdade, o custo era mínimo para eles, menos de 1 centavo de dólar para cada patinho. Mas o benefício era enorme, pois dava aos hóspedes uma lembrança do hotel, singela, mas extremamente significativa para o hóspede, num efeito totalmente distinto de simplesmente "dá-lo" para o hóspede. Isso é o Marketing Experiencial.
Antes de explicar o conceito, Schmitt diz quais são, na sua opinião, as atuais deficiências do Marketing Tradicional. Para ele o Marketing Tradicional parte do pressuposto que o cliente é racional, que processa toda a informação que recebe, como as características e benefícios do produto. Essa base já não serve num mundo onde as diferenças de preço e qualidade entre os concorrentes é mínima. É preciso um "algo a mais" que agregue um valor perceptível ao cliente.
Esse "algo a mais" é o Marketing de Experiências. Trata-se de permitir que o cliente viva a sensação que o produto pode provocar. Sentir, ver, tocar, ouvir, são sensações que ficam com muito mais força do que a simples apresentação tradicional dos benefícios e características do produto.
O Marketing Experiencial supõe que o cliente não é só racional, mas é emocional também. Bernd dá alguns exemplos ilustrativos como a vodka Absolut, o New Bettle, Coca-Cola, iMac, Singapore Airlines, Mach-3, Starbucks Cafe, Godiva, Benetton, Nike, etc, para explicar as estratégias experienciais em cinco módulos: Perceber, Sentir, Pensar, Agir e Relacionar."
Bernd Schmitt esteve no Brasil em 2006 para palestrar sobre esse tema no Fórum Internacional Venda Mais, promovido por um colega de trabalho meu, Raul Candeloro, Editor Chefe da Revista Venda Mais e sócio proprietário da Editora Quantum.
É claro que eu estive lá e tirei uma foto com o Bernd acompanhado do meu amigo e consultor de franquias Márcio Cruz.

Leia na íntegra o artigo do Marcos Hashimoto publicado na Você S/A clicando aqui: http://vocesa.abril.com.br/aberto/colunistas/pgart_07_26112002_4055.shl
* (Marcos Hashimoto é mestre em administração pela FGV, professor universitário de empreendedorismo na Faculdade Prudente Morais e consultor de empresas.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário