segunda-feira, 6 de julho de 2009

:::: ALTO PADRÃO DE ATENDIMENTO ::::

Você contratou o “Seu João” para executar o serviço no encanamento do seu restaurante. Combina com ele que deverá iniciar o reparo amanhã às 08h00.

No dia seguinte, quando você chega ao restaurante, às 7h50, a Brasília do “Seu João” já esta parada na porta do restaurante.

- Bom dia Sr. João. Chegou cedo?
- “Bom dia! Eu gosto de começar cedo por causa de que o serviço rende mais.”

Ele inicia o trabalho. Às 11 horas ele avisa que irá almoçar e demorará um pouquinho, pois precisa comprar alguns materiais. Você o convida para almoçar no restaurante e ele agradece e recusa justificando que costuma trazer sua marmita. Ao meio dia está de volta e reinicia o trabalho. Às 17h30 ele vai embora avisando ser necessário que o registro permaneça fechado durante toda a noite. Pede permissão para começar amanhã às 7h00. Você concorda.

No segundo dia, você chegas às 08h00 e percebe que o “Seu João” já esta trabalhando. Seu assistente informa que ele chegou às 6h30. Por volta das 16h00 Seu João começa a descer alguns sacos de ráfia com todo o entulho. Pede alguns panos velhos e um balde para dar uma limpadinha no local. Às 17h00 informa que terminou o trabalho, mostra tudo oque foi feito e você percebe que ele deixou o local limpo. Ao entregar-lhe o cheque de pagamento ele pergunta se pode ser depositado já ou se tem que aguardar alguns dias. Você aproveita e pede uma semana de prazo. Ele concorda e diz que qualquer problema basta ligar.
Pois é... atender bem faz toda a diferença. principalmente quando se trata da venda de serviços.
Não se trata apenas de dar trabalho e receber grana. O "produto" é subliminar. É VOCÊ antes de tudo.
Quantas empresas especializadas em serviços de hidráulica existem espalhadas por aí? Quantas têm um "Seu João"?
Eu respondo: MUITO POUCAS. A maioria das empresas está muito mais preocupada com os "processos" que com as pessoas. Falam de atendimento como um roteiro impessoal e pouco verdadeiro. Ainda assim elas sabem que um atendimento diferenciado retém clientes que indicam mais clientes. Investem fortunas em treinamentos para padronizar o atendimento mas esquecem que as pessoas são diferentes, têm necessidades diferentes e percebem diferente o bom atendimento. Portanto, não há padrões quando se fala de entusiasmo, simpatia e compromisso com a satisfação do cliente. Isso exige muita perícia e pouco conteúdo acadêmico.
Pense nisso....
Na dúvida, chame o "Seu João".

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